segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Receitas do dia dia



Oi pessoal, tudo bem com vocês?

Agora que você já sabe que podemos salvar o mundo com a ponta do garfo, frear o desmatamento em até 80%, reduzir o lixo do planeta, evitar o superaquecimento global, melhorar sua saúde e tirar os animais do sofrimento, então, vem aquela velha perguntinha: 'Tá, mas comer o quê?". Come de tudo, oras. Só que, sem carne. A dica é, 'brinque de chef' - procure fazer lasanhas, risotos, cremes, rondellis, estrofonofes, tortinhas, bifinhos, rocamboles, almondegas, pastas,  macarrão al pesto, arroz de fungi, paella vegetariana com champanhe ou vinho branco e tapioca de todos os sabores para turbinar seu café da manhã, proteína sem glúten. O segredo é refinar o paladar e descobrir novos sabores. As receitas abaixo são todas feitas por mim. :)   

Ah, outra coisa, peço a gentileza dos vegans em não reclamarem por haver receitas com queijos e ovos no meu blog (acreditem, isso já aconteceu!). Depois de 15 anos, só este ano me tornei vegana. Dificilmente este processo acontece do dia para noite. E vejo muitas pessoas querendo sair do consumo de carne e não encontrando receitas porque tudo é vegan. Então, meu objetivo é ajudar as pessoas neste primeira parte processo. Tenho plena certeza que, diminuindo os impactos do consumo de carne, o lucro se refletirá nas suas derivações como queijo e ovos que são apenas aproveitamentos dessa indústria criminosa.  Segue eu falando ai embaixo...



RECEITAS PARA FAZER EM CASA
Para todas as fases do processo de deixar de comer carne: do ovolacto ao vegano.

Mais receitas criativas e deliciosas você encontra no  Cantinho Vegetariano   


Abaixo receitas do dia dia

Lembrando que  o foco deste blog é ajudar os carnívoros a parar de comer carne, e que ninguém pula do consumo de carne ao veganismo. Sendo assim, existem algumas dicas com lactos e ovos para todo o processo que envolve tornar-se vegetariano.


Antes de mais nada, eu quero dar uma dica de tempero que é tipo de pózinho mágico da Vovó Ellen (um sabor com ele e outro sem ele).

Não é brincadeira, é dica de Chef MESMO!!!! Eu aprendi com as gurias do VegAmor, mas a minha receita não é a cópia fiel da delas. Um dia eu ainda descubro aquele segredo. A minha receita de massala foi retirada do YouTube e confesso que também virou um Pó Mágico. Pózinho de pirimpimpim, vamos lá!



Preparando a massala. Depois de provar uma comida com este tempero, você não saberá mais comer sem ele. O cheiro é como trazer a Índia pro Brasil. Incenso. Invoquei Khrisnna e todos os deuses pra minha cozinha 

Preparando a massala.












Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de cominho em pó
  • 1 1/2 colher (chá) de semente de coentro em pó ou inteiro em  bolinhas
  • 1 1/2 colher (chá) de gengibre em pó 
  • 1 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino (ou branca) moída
  • 1 colher (chá) de canela em pó (eu coloquei em casca)
  • 1/2 colher (chá) de cravo-da-índia em pó  (usei em casca)
  • 1/2 colher (chá) de noz-moscada em pó (de novo usei em casca)

modo de preparo












Como fazer a Massala

Em uma frigideira tostar todos os ingredientes, como se fosse fazer uma farofa.
Cuidado para não queimar. Tão logo sinta que estão levemente tostados (sai uma fumaça incrível, parece incenso e perfuma todo o ambiente), apagar o fogo e armazenar num pequeno vidro (se você fez com ingredientes em casa como eu, terá que processar devagar no liquidificador). Condicione num recipiente desses de temperos, bem fechados e com furinhos.
A função da massala é ativar seu metabolismo e poder de digestão o que irá eliminar as toxinas naturalmente.
Veja como ficou a minha Massala antes de eu processar.... Massala, sua linda! Pronto, agora é colocar em tudo, principalmente nos bifinhos.

CANELONE:

INGREDIENTES:

*Duas cebolas, creme de leite, leite, nóz moscada, alho, massa de lasanha, farinha de trigo, queijo em 3 fatias e queijo ralado (eu agora uso mandiokeijo) .

MODO DE PREPARO: Doure a cebola picada, acrescente bastante temperinhos, eu uso coentro, orégano,  pimenta branca, salsinha, noz moscada, sal e alho a gosto. Quando estiver douradinho, adicione 3 colheres de farinha de trigo e misture com a cebola dourada. Quando ficar bem homogêneo, acrescente as duas xícaras de leite e 3 fatias de queijo (ou madiokejo para níveis mais avançados) para derreter junto. Continue mexendo até virar um mingau.
Separe metade deste preparo em outro recipiente.

RECHEIO: A metade que sobrou na panela será o recheio. Abra cada massinha de lasanha, adicione o preparo acima e enrole. Recheie quantas massinhas quiser.

RECIPIENTE SEPARADO: Adicione a esta outra metade, uma lata de creme de leite para que se torne mais cremoso.

Prepare o fundo de uma forma com um pouco deste creme para em seguida receber os canelones, finalize com o resto do creme e salpique queijo ralado a gosto.

Leve ao forno até dourar.



Delicias com carne de soja.

































































































































Primeiro, é preciso aprender a deixar a carne de soja com gostinho e aparência saborosos, senão parece ração. Alguns ingredientes como a noz moscada são opcionais.


Eu agora, estou usando a carne mais graúda, tempero normalmente e finalizo com molho Shoyo que fica sensacional, com gosto delicioso e aparência de carne mesmo!

  • 50 g de carne de soja em cubinhos ou moída
  • 1/2 cebola picada
  • 1 tomate picado
  • Doure a cebola picada, acrescente bastante temperinhos, eu uso coentro, orégano,  pimenta branca, salsinha, noz moscada, sal e alho a gosto.
  • Cheiro verde a vontade


A carne de soja moída, algumas embalagens vendem como proteína de soja.

Doure cebolinha picada, como se fosse fazer um refogado normal. Depois tempere a gosto com condimentos deliciosos para sabores. Na cebolinha dourada, acrescente 1 tomate picado e uma xícara de água para refogar.  Só então entra a carne moída de soja.

Opcional:   Para deixá-la ainda mais apetitosa, pode derreter pedacinhos de queijos vegs como mandiokejo de qualquer tipo.  Agora, se você for ovolacto (ainda) substitua a palavra madiokejo por queijo tradicional.  Queremos ajudar você a se adaptar neste processo e entendemos todas as etapas. Só não esqueça, para fazer o queijo TRADICIONAL, fazem o bezerro virar Baby Beef, então PARE O QUANTO ANTES!


PRONTO, AGORA TODAS AS RECEITAS A SEGUIR PODEM SER RECHEADAS COM ESTE DELICIOSO GUISADINHO.

ESTROGONOFE:

Ainda nesta mesma receita de guisadinho de carne de soja, você pode colocar palmito, champinhom. Após desligar o fogo, acrescente creme de leite )de soja) e terá um delicioso estrogonofe. Coma com arroz e batatinha palha.


Ou se preferir,  enrole o guisadinho de soja em massas de panqueca. Não sabe como fazê-las?



PANQUECAS:    
Bata no liquidificador, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de água ou leite de soja e 1 colher de chá de sal.  E está pronto.
Agora é só colocar um pouco de óleo numa frigideira e fritar as massinhas em rodelas fininhas. 
Você pode enrolar na carne de soja com tirinhas de madiokejo ou ricota  e levar ao forno por 15 minutos.

 Hummmmmm delicioso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ESCONDIDINHO..........

Faça um purê de batatas convencional. O processo é fácil:
Cozinhe  3 batatas médias sem casca em uma panela com água até a metade e uma colher de chá de sal.

Quando estiverem bem molinhas, escorra a água e amasse com meia xícara de leite e uma colher de requeijão de soja. (opcional)

O guisadinho de soja foi dado o passo a passo acima.

Coloque a primeira camada do purê de batatas, a segunda de guisado, termine com mandiokejo por cima ou experimente finalizar com batatinha palha. Repita  este processo até que acabem todos os ingredientes. 

Acrescentando mais molho, batatinha palha e temperinho verde por cima dá um perfeito acabamento. Leve ao forno por 15 minutos para gratinar.

Hummmm que delicia. E nenhum animal foi morto.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bifinho de trigo

Sabe aquelas farinhas de fazer trigo? Uns chamam de triguilho. Tenha pelo menos 1/2 kg na sua dispensa.

Primeiro passo é: coloque 1 xícara de  farinha para inchar cobrindo-a de água por 2 horas ou do dia pra noite. Depois, ´doure uma cebolinha bem picadinha.  Agora, misture o triguilho inchadinho na água com a cebolinha dourada e acrescente bastante tempero, alho, sal, massala (se não tiver a massala, coloque tudo que tem em casa, pimenta, coentro, orégano,  manjericão, etc), coloque 1 ovo (os vegans usam 2 colheres de linhaça que faz o papel de ovo), 2 colheres de farinha de trigo, 1 colher de fermento.
Misture tudo e faça as bolinhas ou formatinhos de kibe, ou ainda, bife, você que escolhe (eu fiz quadradinho e recheado, vejam). 

 Leve ao forno à 180º por 40 minutos. E fica delicioso.






Com essa mesma receitinha, você pode fazer também as almondegas de soja, substitua a farinha de triguilho por almôndegas... o resto é tudo igual.







Bife de lentilha - 250 gr de lentilha




1 xícara de chá de gérmen de trigo tostado. (
1 cebola grande bem picadinha
sal, salsinha, cebolinha
óleo para untar.
Deixe a lentilha de molho de véspera.
Troque a água e cozinhe por 20 min na panela de pressão – tem que ficar bem macia.
Escorra a lentilha e, reserve a água – pode precisar para dar ponto.
Coloque a lentilha em um vasilhame – amasse com um garfo – amasse muito bem. Acrescente o germen, a cebola e os temperos que quiser, e o sal marinho. Se precisar, acrescente um pouco da água do cozimento.
Forme com as mãos bifes ou hamburgueres (redondos).
Unte uma forma com óleo, e leve em forno quente.





Tortinha de batata com Aveia (de comer rezando), rende 6 enormes poções.


Coloque 1kg de batata cortada em rodelas a cozinhar, como se fosse fazer purê. Não deixe amolecer muito, mantenha al dente. Agora escoe e separe. Faça aquele tradicional molhinho a bolonhesa com guizadinho de soja (doure a cebola, depois coloque um tomate, tempere com cheiro verde, massala, sal e por fim, acrescente a carne de soja moída, coloque um pouco de água e deixe 5 minutos no fogo baixo até virar a bolonhesa). Separe o molho. No liquidificador, acrescente 1 colher de aveia em flocos com 1 xícara de água, bata tudo até virar um soro. Agora, despeje este soro numa panela, tempere (aquilo de sempre, sal e os demais de sua preferência). Vai virar um creme de leite vegan (sem leite).  

Agora vamos a montagem.  PENSE NUMA LASANHA (entendeu o processo? As batatas fazem as vezes das tiras de lasanha)

Coloque as batatas no fundo da forma, cubra com o molho a bolonhesa, coloque mais batatas, acrescente o creme branco de aveia e repita até terminarem todos os ingredientes. Finalize salpicando queijo ou mandiokeijo, cheiro verde e mais um punhadinho de pó mágico (massala). E leve ao forno por 30 minutos.






ESFIRRA PREGUIÇOSA - KISOBRÔ!

Sabe aquele almoço que sobrou de ontem? Refogadinho de legumes, guisadinho de soja a bolonhesa, purê de batata, estrogonofe, etc.

Vamos dar um upgrade no prato de ontem?

Pegue duas lâminas de lasanha e disponha em uma forminha meio funda, colando bem suas pontas uma na outra, obtenha um quadrado, faça uma espécie de banheirinha, enrolando as pontas.
Recheie com o que sobrou do prato principal de seu almoço de ontem.

Por cima adicione CREME DE LEITE ou REQUEIJÃO (de soja, hein?)
* TOMATES SECOS ou CHAMPIGNONS
* Orégano, temperinho verde e Ketchup. 
* Vale a criatividade.
Leve ao forno por 10 minutos. Uma delicia!!!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sugestões rápidas para o dia-dia ( Na ponta da língua)


ARROZ DE FORNO: Em uma forma, monte na seguinte disposição: Uma camada de arroz, uma camada de carne de soja, uma camada de legumes refogados. (Repita as camadas)
Termine com temperinho verde, orégano e tomates secos. Coloque no forno por 20 minutos. Demais!


REFOGADO DE LEGUMES: (pode ser feito com qualquer legume, 1 ou mais deles) Doure a cebolinha picada com caldo de legumes. Tempere a gosto. Adicione alho e tomate picado. Quando obter um molho, adicione legumes picados de sua preferência. Sugestão: Batata, cenoura, ervilha, milho, vagem. Abafe e espere o tempo de cozimento do refogado. 

BATATA COM COUVE NO AZEITE DE OLICA: Descasque 3 batatas e divida-as no meio, cozinhe com sal a gosto. Pique couve verde. Quando as batatas estiverem cozidas, retire a água. Adicione duas colheres de azeite de oliva e refogue junto com a couve. Coloque alho, temperinho verde e condimentos de sua preferência. 


QUIBEBE DE ABÓBORA:  Coloque um copo de água e a abóbora picada em pedaços sem casca junto com 5 dentes de alho picado. Deixe cozinhar até ficarem no ponto de derreter, esmagar e virar uma pasta. Tempere com uma pitadinha de pimenta, temperinho verde, orégano.

Acrescente bastante temperinhos, eu uso coentro, orégano,  pimenta branca, salsinha, noz moscada, sal e alho a gosto.

MAIS DICAS PARA SEU DIA-DIA: Tortéis com molho - Grão de bico - Creme de Ervilha - Polenta com Molho - Aipim com Molho - Capeletti   Macarronada.

-------------------------------------------------------------------------------------------



TORTA SIMPLES E RÁPIDA DE ESPINAFRE.

      Receita ovolacto 

Doure a cebolinha e acrescente um tomate picado. Tempere a gosto.

Pique bem pequenininho 1 molho de espinafre, acrescente numa tijeta com 4 ovos, 1 colher de farinha de trigo. Acrescente a cebola e o tomate dourados. Pode colocar pedaços de palmito se desejar.

A aparência é de um super omeletão. Salpique  mandiokejo por cima.
Coloque ao forno até dourar.   É magnífico!  

 Se alguém souber fazer algo semelhante sem ovos, mande a receita para publicidadedobem@gmail.com
---------------------------------------------------------------------------------------------

ROCAMBOLE À 

CALIFORNIANA

Doure pedacinhos de cebola em uma panela. Tempere a gosto.  

Opcional: Faça um creme de palmito. Na cebolinha dourada, adicione 1 copo de leite (de soja) com 1 colher sopa de farinha e dois talos de palmito bem picado.  Refogue até que vire um mingau. Pode colocar fatias de mandiokejo para derreter.

Estique 5 lâminas de lasanha sobre um papel alumínio ou plástico para não colar na mesa, colando bem uma na outra.


Adicione o creme de palmito (opcional)
Coloque por toda a extensão fatias de mandiokejo ou ricota, ervilha, pepino e pedaços de tomate. Quanto mais variedade de legumes colocar mais bonito ficará sua californiana.

*Opcional:-colocar mais ingredientes como milho,  temperinhos, guizadinhos etc.. É como pizza, use a criatividade para criar o seu.

Enrole vagarosamente. Cole as pontinhas. Para enfeitar, adicione molho vermelho com pedacinhos verdes ou pinceladas de gema.

Leve ao forno 20 minutos, o tempo de ficar moreninho.

Rende para 4 pessoas. Fica algooooo!!! É vegetariano, delicioso, fácil de fazer e arrasa mais que uma lasanha!!
Você pode fazer o rocambole do que quiser: Sugestões (Bolognesa de carne de soja, passo-a-passo acima, cebola e alho, todos os sabores de pizzas e calzones. Vale requeijão de soja com palmito.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rocambole de carne de soja (delicioso)

Umedeça 2 xícaras de carne de soja com água em uma vasilha até que fique bem molezinha.
Misture a soja com o pacote de creme de cebola, adicione a ricota, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta e páprica picante (opcional). Abra uma folha de papel alumínio e coloque a massa que você acabou de misturar sobre a folha, formando uma camada de no máximo 1 dedo de espessura.
Sobre a massa aberta coloque o molho de tomate (pode trocar o molho de tomate por tomate picado, fazendo uma segunda camada). Sobre o molho de tomate coloque fatias de ricota, palmito, champignon (use o que quiser)... mas não esqueça da dica com uma tira de cenoura semi-cozida cobrindo toda a superfície. (lembrando que o recheio é opcional).
Finalize o recheio salpicando orégano. Comece a enrolar a massa com a ajuda do papel alumínio, o segredo é enrolar o mais apertado possível, mas não deixe nenhum pedaço de papel alumínio dentro da massa.
  1. Quando a massa estiver enrolada, cubra com o papel alumínio
  2. Coloque no forno a 210° por 15 minutos
  3. Após os 20 minutos estará pronto
  4. Pronto agora é só servir, porém vale apena esperar alguns minutos para poder esfriar um pouco antes de colocar na mesa


Dica: Esta mesma massinha de rocambole de soja você pode fazer almodengas.


-----------------------------------------


DAQUI PRA FRENTE COMEÇAM AS RECEITAS OVOLACTOS, ISSO É, SEM CARNE MAS COM OVOS E QUEIJOS 

(Sempre lembrando que devemos eliminar esses também, eu já eliminei, mas acalme-se, isso é um processo)

----------------------------------------------


TORTA DE BRÓCOLI E MILHO - RECEITA OVOLACTO (pode substituir o milho por palmito)

Massa
100g de margarina
1 gema
3/4 de xícaras de chá de água quente
3xícaras de chá de farinha de trigo

Recheio
3xícaras de cha de leite
coentro, orégano,  pimenta branca, salsinha, noz moscada, sal e alho a gosto.
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de queijo ralado
1colher de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho fatiados
3xícaras de chá de buquês de brócolis cozidos
1/2 xícara de chá de milho verde escorrido
1 pitada de sal

Cobertura
2 ovos
1/4 de xícara de chá de leite
queijo ralado para salpicar

Preparo Massa

Preparo Massa
Misture a margarina, gema, caldo de legumes dissolvido na água quente e farinha de trigo. Cubra e deixe descansar por 20 min.Forre uma forma de aro removível e leve ao forno pré-aquecido por uns 30 min.

Recheio
Misture o leite caldo de legumes, a farinha, a margarina e o queijo ralado. Leve ao fogo e cozinhe até engrossar.
Reserve.Aqueça o azeite e doure o alho, refogue os brócolis e o milho.Junte o sal misture e reserve.

Montagem
Espalhe o creme reservado sobre a massa pré-assada.Distribua o refogado de brócolis e o milho cubra com os ovos batidos com leite. Salpique queijo raldo por cima.


Uma dica, tirar do forno alguns minutos antes de servir, para o creme ficar mais consistente. O difícil é esperar!!
----------------------------------------------------------------------------------------------------


-Lasanha de Berinjela

2 berinjelas medias descascadas e cortadas em fatias finas no sentido do comprimento


    • 1 cebola picada
    • 2 dentes de alho amassados
    • 2 lata de molho de tomate pronto
    • 200 g de mussarela
    • Sal e pimenta a gosto
    • 2 colheres de sopa de óleo

    1. Em uma panela, coloque o óleo e doure a cebola com o alho, acrescente as 2 latas de molho e tempre a gosto com sal e pimenta
  1. Quando o molho levantar fervura coloque as fatias de berinjela aos pouco para que cozinhe levemente
  2. Em seguida alterne em uma forma fatias de berinjela molho e a mussarela, repita o procedimento e finalize com queijo e molho. Você pode colocar  guisadinho de carne de soja ao molho bolonhesa.                                       
  3. Leve ao forno pré-aquecido a 200º graus por 25 minutos
  4. É muito bom.

Arroz de forno simples ou ao creme

Ingredientes:

.
. 1 cenoura média sem casca, cozida e em cubinhos
. 1 xícara (chá) de ervilha em conserva escorrida 
  1 milho verde debulhado
  1 cebolinha picada
  1 tomate picado
. 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ou meia-cura ralado fino 
. 3 xícaras (chá) de arroz cozido com temperinho verde
 Sal e pimenta a gosto
Você pode utilizar arroz dormido (requentado).

Modo de preparo:

Leve ao fogo uma panela levemente untada com manteiga e frite ligeiramente a cebolinha, após coloque o tomate.  Misture todos os ingredientes e tempere com sal e pimenta fazendo um refogadinho. Unte uma forma de 20 cm, com buraco no meio, com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Ponha a mistura de refogados sobre arroz e aperte com uma colher. Repita este processo algumas vezes como uma lasanha.  Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 30 minutos ou até ficar firme. Desenforme e sirva com salada de folhas verdes.  
Opcional: Você pode colocar uma lata creme de leite com 3 claras em ovos batidas junto da mistura e só depois começar o processo de montagem
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assado crocante de arroz e legumes


Ingredientes

.2 xícaras (chá) de arroz cozido
.1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
.1/4 de xícara (chá) de queijo provolone ralado
.1 colher (sopa) de cream cheese
Recheio:
.4 colheres (sopa) de azeite
.1 cebola pequena cortada em cubos
.1 dente de alho picado
.1 tomate sem pele picado
.1/2 pimentão verde cortado em cubos
.1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
.1/2 pimentão amarelo cortado em cubos
.1 berinjela pequena cortada em cubos
.1 abobrinha pequena cortada em cubos
.sal e pimenta a gosto
.salsa picada a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o arroz e os queijos.  Forre o fundo e as laterais de uma forma de 18cm de diâmetro com aro removível, untada com um pouco de óleo. Com o auxílio das mãos umedecidas com água, pressione o arroz para moldar bem. Asse no forno preaquecido a 240ºC durante 35 minutos ou até dourar bem. Deixe esfriar e desenforme.
Recheio:
coloque a berinjela de molho na água com vinagre durante 10 minutos. Escorra a água e esprema bem. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho. Junte o tomate, os pimentões e a berinjela. Refogue até a berinjela ficar macia. Junte a abobrinha, o sal e a pimenta. Refogue por mais 5 minutos, desligue o fogo e acrescente a salsa picada. Deixe esfriar e coloque sobre a torta. Sirva quente ou fria.
Dica:
aproveite as sobras de arroz para preparar essa receita.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SUFLÊ DE ABÓBORA ... COM 4 QUEIJOS!! (ESTE SUFFÊ PODE SER DE QUALQUER VERDURA)

FAÇA UM REFOGADO COM CEBOLA E TOMATE. DOURE A CEBOLINHA DEPOIS COLOQUE PEDACINHOS DE TOMATE, COM TEMPERO A GOSTO. 

COLOQUE A ABÓBORA (OU QUALQUER OUTRO LEGUME DA SUA PREFERÊNCIA CENOURA, ERVILHA, MILHO, COUVE...)
* NO CASO DE CENOURA, COUVE OU ALIMENTOS QUE PRECISEM SER BATIDOS NO LIQUIDIFICADOR, DEIXE MEIO PASTOSO E MEIO INTEIRO, PARA QUE POSSAM SER SABOREADOS PEDACINHOS TAMBÉM!

APÓS REFOGAR A CEBOLA PICADA COM TOMATE, COLOQUE A ABÓBORA (OU O LEGUME ESCOLHIDO) E DEIXE O REFOGADINHO ATÉ QUE ELA AMOLEÇA BEM.

ADICIONE 1 COPO DE LEITE COM 3 FATIAS DO QUEIJO DE SUA PREFERENCIA PARA DERRETER JUNTO AO REFOGADO. À PARTE, DISSOLVA A FARINHA DE TRIGO EM 1/2 COPO DE LEITE, MAIS UMA COLHER DE MARGARINA E MISTURE AO REFOGADO. ADICIONE AS GEMAS DE OVOS (SEM AS CLARAS) E O QUEIJO PARMESÃO. MEXA ATÉ ENDURECER UM POUCO, COMO UM MINGAU.

COM O FOGO APAGADO E POR ÚLTIMO MISTURE DELICADAMENTE AS CLARAS EM NEVE. DEPOIS DESPEJE EM UMA FÔRMA DE VIDRO REFRATÁRIA, ACRESCENTE QUEIJO RALADO E LEVE AO FORNO. DESLIGUE QUANDO ESTIVER UM POUCO MORENINHO.

PODE COLOCAR TODOS OS TIPOS DE QUEIJOS QUE DESEJAR, INCLUSIVE O CHEDDAR. RENDE 8 PORÇÕES GRANDES.

MA-RA-VI-LHO-SO!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Receita: Egg-Muffin das Fitnistas


Categorias: Nutrição: hoje a receitinha é super FUN e deliciosa! [heart]Eu AMOOOO Egg-Muffin[heart]. É uma maneira mais legal de comer o omelete… fica diferente!!! Você pode fazer e comer quentinho ou deixar pronto para levar para o trabalho!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Torta de espinafre com molho e queijo

Caso você prefira, nesta receita de Torta de Espinafre com  Queijo, você pode substituir o queijo prato por queijo tipo mussarela. 

INGREDIENTES:

  • Massa:
  • ½ xícara de chá de óleo
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • colher (chá) de sal
  • ½ maço pequeno de espinafre (só as folhas)
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 200 g de queijo prato ralado no ralo grosso
Receitas de Torta de espinafre com presunto e queijo

MODO DE PREPARO:

  • Unte um refratário médio ( 31 x 19 cm). Reserve.
  • Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).
  • Bata no liquidificador os ovos, o leite, a manteiga ou margarina, o espinafre e o sal por 3 minutos.
  • Em uma tigela, misture a farinha e o fermento.
  • Junte a mistura batidamexendo delicadamente até obter uma massa pastosa.
  • Espalhe uma parte da massa no fundo do refratário reservado.
  • Distribua uma camada molho  por cima o queijo.
  • Cubra com o restante da massa e leve ao forno por 30 minutos ou até que espetando um palito este saia limpo.
  • Corte em quadrados e sirva quente ou fria.
  • Dica: Se preferir, substitua o queijo prato por queijo tipo mussarela.
  • ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Mousse de Aspargos  - Acompanhamento

Ingredientes:
- 1 vidro de aspargos
- 1 lata de creme de leite  soja)
- 1 envelope de gelatina normal  (ou orgânica) em pó sem sabor
-  1 cubo de caldo de legumes dissolvido em 200 ml de água quente.

Preparo:
Deixe a gelatina dissolver na água dos aspargos e depois acrescente o caldo de legumes dissolvido em àgua fervente.
Bata tudo no liquidificador e leve à geladeira para firmar. 

Bom apetite!





Omelete com espinafre e queijo

Ingredientes:

-1/2 XÍCARA (CHÁ) DE ESPINAFRE CONGELADO -2 OVOS 
-2 COLHERES (SOPA) DE QUEIJO PARMESÃO RALADO GROSSO
-1 COLHER(CHÁ) DE FERMENTO EM PÓ (OPCIONAL)
-1 COLHER (SOPA) DE MANTEIGA
-SAL A GOSTO
MODO DE PREPARO:
LEVE AO FOGO UMA PANELA COM 1/2 LITRO DE ÁGUA POR 3 MINUTOS, OU ATÉ FERVER. JUNTE O ESPINAFRE CONGELADO E O SALE DEIXE ATÉ COZINHAR.RETIRE DO FOGO, ESCORRA A ÁGUA, ESPREMA BEM E RESERVE. EM UMA TIGELA, BATA OS OVOS COM UM BATEDOR MANUAL POR 2 MINUTOS. JUNTE O ESPINAFRE, O QUEIJO PARMESÃO, O FERMENTO E O SAL E MISTURE BEM. AQUEÇA A MANTEIGA EM UMA FRIGIDEIRA ANTIADERENTE, DESPEJE A MISTURA, REDUZA O FOGO E TAMPE A FRIGIDEIRA.  COZINHE, SEM MEXER, ATÉ DOURAR A BORDA, E A PARTE CENTRAL FICAR LEVEMENTE FIRME.
COM UMA ESPÁTULA, VIRE A OMELETE CUIDADOSAMENTE E FRITE ATÉ DOURAR O OUTRO LADO.
RETIRE DO FOGO E SIRVA EM SEGUIDA ACOMPANHANDO DE QUEIJO PARMESÃO.  
TEMPO DE PREPARO: 20 MIN














Primeiro as dicas de festas e depois os pratos do dia a dia. 


"Pandinhas" de arroz de sushi


Essa é pra quem tem paciência... 


O resultado é tão fofo que dá pena de comê-lo, mas pode ser uma boa ideia pra quem está aprendendo a curtir a culinária asiática, sem carne. Prepare o arroz de sushi e, com alga nori, monte os pandas.
Para quem nunca fez arroz de sushi, seguem instruções e muito mais receitas:  Ver mais receitas



Abaixo, eu fiz uma coletânea de receitas, quase todas elas feitas por mim.  São bem fáceis de preparar e dá pra fazer no dia a dia tranquilamente. No mais, é só ir usando a criatividade. Primeiro, vamos as dicas de festas: Natal, Réveillon, decorar a mesa e trazer sabor!

Nossa sociedade (que é de consumo) passa longe de ter o dia 25 de dezembro como o Dia de Jesus: recolhimento, humildade, caridade, amor a todos os seres, retidão e todas as virtudes ensinadas.  As ceias que conheço são pavorosas e espero que tenham os dias contados. Então, vou mostrar umas coisinhas maravilhosas que preparei ano passado para estimular meus outros familiares carnívoros.


Moranguinhos de Papai Noel


Moranguiho e Chantilly 


Ponche ou Cocktail

Eu misturei guaraná com champanhe numa casquinha de maracujá, maçãs e laranjas ocas e dentro as frutinhas pequenas pra dar sabor. Mas vale a criatividade. Não é tão fácil beber nisso, por isso, sugiro que use apenas como enfeite de mesa, para "dar ideia" de cocktail e fazer o efeito visual.



Exército de pinguins



Esses petiscos são  para abrir a comilança, além de muito fáceis de fazer, levou minha tia mais carnívora a loucura. Tanto que não sobrou nada para os convidados que chegaram um pouquinho depois. O pézinho é de cenourinha, duas azeitonas, bico de cenoura, na barriguinha branca eu recheei com ricota, mas você pode colocar palmito, champinhom, etc.



       Gato de arroz





Ele poderia muito bem ser servido como arroz a grega.  Os detalhes em preto são nacos de berinjela. Use sua criatividade: cenouras, azeitonas, maçãs, manga.


Bom, essas foram as coisinhas que eu criei, mas se você quiser criar uma ceia especial só sua, tem bastante dicas na Culinária Naturalista, confira.

2 comentários:

  1. Oi querida, tudo bom? adorei seu blog! Sou fotógrafa e estou começando com meu blog também. recentemente estou virando vegetariana e seu blog me trouxe muita inspiração! quero manter contato! UM BEIJO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavia, bem vinda. Que bom que gostou! Não há mais saída, daqui pra frente a onda é sustentável, os processos de criação e abate são muito dolorosos e o Brasil já possui 10% de população vegetariana. Na globalização: a arte, a fotografia, a publicidade, a moda, o design vão atrelar ações de sustentabilidade. Bem vinda ao mundo vegetariano. =)

      Estamos em contato pelo G+

      Excluir